Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

(DOWNLOAD) "Financiamento das Escolas de Educação Básica na Gestão Democrática e Participativa" by Rosemary Roggero, Adriana Zanini da Silva, Camila Ericka Andrade de Melo, Isis Grace da Silva, Mary Anne de Oliveira Sena, Regina Célia Fernandes da Costa Perpetuo, Carlos de Lima Dantas, Meire Cardoso, Simone Pessanha, Teresa Ribeiro, Dartagnhan Salustiano Rodrigues, Elizângela Gomes Nascimento, Janaina Campos Peres Venditti, Bruna Silveira de Abreu, Elen Luna Moutinho, Júlio César Marangoni, Emanuel Lucas Batista de Melo, Irineu Rodrigues de Sousa Neto, Norelei Rodrigues Frutuoso, Plínio Corrêa Júnior, Liliane de Almeida Barbosa, Liliane de Jesus Gonçalves & Wellington Camargo Fernandes # eBook PDF Kindle ePub Free

Financiamento das Escolas de Educação Básica na Gestão Democrática e Participativa

📘 Read Now     📥 Download


eBook details

  • Title: Financiamento das Escolas de Educação Básica na Gestão Democrática e Participativa
  • Author : Rosemary Roggero, Adriana Zanini da Silva, Camila Ericka Andrade de Melo, Isis Grace da Silva, Mary Anne de Oliveira Sena, Regina Célia Fernandes da Costa Perpetuo, Carlos de Lima Dantas, Meire Cardoso, Simone Pessanha, Teresa Ribeiro, Dartagnhan Salustiano Rodrigues, Elizângela Gomes Nascimento, Janaina Campos Peres Venditti, Bruna Silveira de Abreu, Elen Luna Moutinho, Júlio César Marangoni, Emanuel Lucas Batista de Melo, Irineu Rodrigues de Sousa Neto, Norelei Rodrigues Frutuoso, Plínio Corrêa Júnior, Liliane de Almeida Barbosa, Liliane de Jesus Gonçalves & Wellington Camargo Fernandes
  • Release Date : January 28, 2019
  • Genre: Education,Books,Professional & Technical,
  • Pages : * pages
  • Size : 1688 KB

Description

Durante o processo de organização da proposta do mestrado profissional em Educação, da Uninove, em 2011, a equipe organizadora do futuro programa promoveu uma série de encontros com docentes e gestores(as) das redes municipal e estadual da Educação Básica de São Paulo para, com eles(as), decidir o escopo da Área de Concentração dessa nova modalidade de pesquisa na instituição.

O propósito de tais reuniões consistiu em mapear, a partir das experiências desses profissionais, em diálogo com os pesquisadores acadêmicos, os principais problemas presentes no cotidiano da vida escolar. Levando-se em conta a miríade de questões emergentes naqueles debates, considerou-se que grande parte das temáticas apresentadas estavam concentradas no âmbito da administração escolar. Por essa razão, decidiu-se que a "gestão da escola" seria um elemento central para esse projeto.

Assim, já na sistematização da proposta do novo programa intitulado "Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais" (Progepe), propôs-se, dentre os três eixos estruturantes do curso, a constituição da "Linha de Pesquisa e de Intervenção Gestão Educacional" (Lipiges).

De 2012, ano em que o Progepe iniciou suas atividades regulares, para cá, dezenas de trabalhos, dentre os quais, livros, dissertações, artigos, guias de intervenção pedagógica foram produzidos por discentes e docentes dessa linha. Essas pesquisas, bem como as propostas de ações pedagógicas que dela decorrem, têm confirmado, reiteradamente, a primazia da administração nos impactos sobre a qualidade da educação escolar.

De fato, a tese de que a gestão é decisiva no processo educativo pode ser constatada empiricamente no próprio cotidiano educacional das redes públicas. Ali percebermos, dentre outros aspectos, que escolas com estruturas e recursos pedagógicas, financeiros e materiais semelhantes acabam, por vezes, tendo desempenhos muito distintos na qualidade educacional que desenvolvem. Em outras palavras, mesmo considerando, no contexto das redes púb


Free Books Download "Financiamento das Escolas de Educação Básica na Gestão Democrática e Participativa" PDF ePub Kindle